Instagram lança canal de televisão (no celular)

Você notou um ícone diferente na sua conta do Instagram? Preste atenção. Lá em cima, do lado esquerdo do “aviãozinho” das mensagens particulares. Se chama IGTV (está em forma de televisão). Pois é isso mesmo. A rede social lançou uma ferramenta que é uma espécie de televisão na vertical. Ela permite publicar vídeos de até dez minutos (por enquanto) na proporção 9:16 e com até 3.6 GB. Detalhe ótimo para quem trabalha com marketing digital: dá para subir o vídeo por meio da página online do Instagram (repare na imagem). Clique aqui.

A função tem um visual super contemporâneo. O vídeo abre automaticamente assim que você entra no canal. Toma a tela inteira. Os textos são na cor branca e aparecem sobre o vídeo. Quando acaba um, os vídeos de quem você segue vão rodando automaticamente um atrás do outro (haja conta de 4G e memória no celular para gerar a mídia, não é?). Ficou bem atraente.

Mas o que o IGTV significa?

Após o sucesso do Stories, que desbancou o Snapchat, o Instagram se voltou contra o YouTube. Na verdade verdadeira, o Facebook (dono do Instagram) tentou concorrer com o YouTube, até dando preferência às postagens com vídeos no feed dos seguidores e dos amigos. Mas não deu muito certo a ação, favoreceu mais os memes. Na minha opinião, a busca por vídeos no Facebook e o arquivamento deles são pouco instintivos. Neste caso, ponto para o YouTube.

Agora, sem dúvida, essa agilidade em publicar um vídeo no Instagram somado à idade etária da maior parte dos usuários (jovens) ao visual contemporâneo vai fazer o recurso ser um sucesso. Posso dar uma dica? Já comece a postar seu vídeo e a testar o que dá certo para você ou para a sua marca. Afinal, quem chega primeiro a uma ferramenta ou rede social tende a conseguir mais impacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *